Covilhã já tem um Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica!

02-06-2010 17:16

Foi inaugurado no passado dia 28 de Maio um Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, uma iniciativa da CooLabora – Consultoria e Intervenção Social.

Este Gabinete, que funciona nas instalações desta organização na Quinta das Rosas (em frente à Adega da Covilhã), disponibiliza de forma gratuita e confidencial serviços de encaminhamento social, apoio psicológico e informação jurídica.

A Biblioteca Municipal da Covilhã foi pequena para acolher todos os participantes que quiseram associar-se à iniciativa, desde autarquias, IPSSs, organismos desconcentrados da Administração Central, escolas, entre outros. À sessão de abertura, presidida pelo Governo Civil de Castelo Branco, seguiu-se um painel com intervenções sobre o tema da violência doméstica onde intervieram o Professor Doutor Manuel Loureiro da Universidade da Beira Interior e a Dr.ª Natália Cardoso da APAV, cabendo a moderação ao Sr. Vereador Paulo Rosa. Após este painel, a CooLabora apresentou publicamente o projecto Violência Zero, onde se enquadra o Gabinete, seguindo-se a assinatura de um Acordo de Parceria, que envolve um amplo leque de entidades da região com intervenção neste domínio.O encerramento da sessão contou com a presença da Senhora Professora Doutora Sara Falcão Casaca, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a quem coube também descerrar a placa que assinala a localização do Gabinete, nas instalações da CooLabora.

O projecto Violência Zero é financiado pela CIG, através do Programa Operacional do Potencial Humano, do Quadro de Referência Estratégico Nacional.

 

 

 

 

Voltar