XXIV Encontro Galego-Português de Educadores e Educadoras pela Paz

03-05-2010 16:26

A CooLabora participou no XXIV Encontro Galego-Português de Educadores e Educadoras pela Paz que decorreu em Leiria entre os dias 23 e 25 de Abril. Este encontro reuniu cerca de duas centenas de educadores/as e interventores/as sociais que debateram estratégias para desenvolver processos educativos que permitam a “construção de uma escola democrática (…) assente em práticas de liberdade, participação, pluralismo, justiça, responsabilidade e solidariedade”.
Foram partilhados pontos de vista, experiências, materiais, conhecimentos e sobretudo foram criados vários momentos para pôr em prática este espírito democrático, através de jogos cooperativos e oficinas.
Uma das ideias estruturantes do encontro é a de que a paz não é a ausência de guerra mas um processo permanente de construção de uma sociedade capaz de prevenir conflitos e problemas sociais. A educação é o caminho. Ciente disso, a CooLabora tem em preparação uma experiência-piloto de educação para prevenção da violência através de jogos pedagógicos a desenvolver na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e, por essa razão, foi muito importante ter participado neste encontro.

Voltar